O mercado de marmitas é um dos que mais cresce no setor alimentício. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de vendedores de quentinhas teve um aumento de 134% no período de 2014 e 2019.
Com a pandemia do coronavírus e o crescimento de entregas por delivery, a tendência de consumo de marmitas deve apresentar um rápido crescimento, uma vez que o brasileiro considera a comida caseira como uma de suas preferidas.
Ainda segundo os dados do Sebrae, os Microempreendedores Individuais (MEIs) passaram de 91,6%, em 2014, para 94% de representatividade no segmento de marmitas ou comidas embaladas. Isso significa que o mercado virou oportunidade de negócio para muitas pessoas, impulsionadas pelo desemprego que assola o país.
Por outro lado, o mercado de marmitas também é um reflexo de mudança natural do setor, que busca desenvolver novos modelos de negócios que respondam à necessidade de um consumidor mais exigente e seletivo.
“As porções destinadas a todas as ocasiões de consumo são uma aposta para atender famílias cada vez menores e o aumento do número de solteiros. Ademais, o apetite dos consumidores por bem-estar é impulsionado pela necessidade de gerenciar os efeitos do estresse de uma vida acelerada e conectada”, explica Diogo Reis, do Sebrae Minas.
Um mercado, novas oportunidades
Apesar de ser uma resposta natural à demanda de um novo perfil de consumidor mais exigente e seletivo quanto à qualidade dos produtos, o mercado é recheado de oportunidades. Afinal de contas, ele consegue atender pelo menos dois públicos: o que busca marmitas frescas e prontas para o consumo e o que procura por marmitas congeladas nutricionalmente balanceadas para um fim específico, seja ele saúde, bem-estar, estética ou restrições filosóficas (vegetarianismo e veganismo).
Não por acaso, o nicho das marmitas saudáveis, veganas, para dietas de emagrecimento e para intolerantes a glúten e lactose está em alta. Alguns empreendedores, por exemplo, trabalham com modelo de assinatura. Dessa forma, o consumidor paga semanalmente ou mensalmente e recebe em casa todas as refeições para aquele período escolhido.
Os desafios do mercado de marmitas
Em rápida ascensão, o mercado de marmitas possui grandes desafios, sobretudo com a produtividade na produção, qualidade dos alimentos e redução de custos.
Como mencionado, o novo perfil do consumidor é exigente e seletivo, que não necessariamente quer pagar a mais para ter acesso aos produtos de mais qualidade.
Dessa forma, são desafios para o mercado, uma vez que a produtividade e os custos influenciam diretamente no repasse do preço para o consumidor final.
Em contrapartida, a produtividade, qualidade dos alimentos e redução de custos são desafios superados por soluções existentes no mercado, como a Uniamo.
O braço de venda de alimentos da Engefood traz soluções customizadas para qualquer negócio alimentício, seja ele:
- Refeição Coletiva e Catering;
- Padarias, Supermercados e Confeitarias;
- Redes de serviço e Fast food;
- Restaurantes;
- Hotelaria.
Ela garante mais produtividade porque proporciona a produção alimentar em volume e qualidade, permitindo o crescimento do negócio e satisfação dos clientes. Além disso, todos os alimentos são 100% naturais, que dão aquele sabor caseiro sem adição de conservantes.
A Uniamo também possui uma cozinha preparada para atender às necessidades de qualquer negócio. Além disso, tem como parceiros fornecedores de matéria-prima selecionada. Em seus preparos, explora técnicas de ultracongelamento, como Cook & Freeze, que deixam os alimentos com o mesmo sabor, textura e aparência.