A importância da padronização em redes de restaurantes

A importância da padronização em redes de restaurantes

Com o crescimento exponencial do mercado de franquias de redes de restaurantes, a padronização tem sido um dos fatores fundamentais para o sucesso desses negócios. Isso porque padronizar traz vários benefícios aos empreendimentos, entre eles eficiência, produtividade e mais qualidade do serviço oferecido.

Na prática, ao padronizar a rede de restaurante estabelece um determinado método ou modelo para desenvolver os pratos. Sendo assim, não importa em qual local uma das unidades esteja, o drink, por exemplo, será preparado e servido, com o mesmo preparo, ingredientes e sabor, sem perder a qualidade e a originalidade.

O processo de padronização não é simples e na maioria das vezes é idealizado pelo dono da rede de restaurantes. Por outro lado, todas as pessoas envolvidas no negócio devem participar, afinal exige treinamento e dedicação de todos os lados.

Com a padronização dos processos, a rede de restaurante ganha em ordens qualitativas e quantitativas, respectivamente, resultando em mais produtividade entre os funcionários e redução de custos com recursos e materiais. Sem contar que o resultado final para o consumidor é sempre de mais agilidade e qualidade.

Na maioria das vezes, os processos padronizados são aqueles considerados primordiais das empresas, realizados em grandes quantidades, como por exemplo operações básicas do dia a dia, para evitar sequências de erros. 

Outros envolvendo segurança e meio ambiente também costumam passar pela padronização por se tratarem de fatores que impactam a saúde do funcionário, do cliente e do planeta.

Além disso, a padronização em uma rede de restaurante permite a mesma qualidade dos alimentos, seja em sabor, textura e aparência, independente da região do ponto de venda.

Outback: um case de padronização

Um case de  padronização é a rede de restaurantes Outback. 

Há mais de 20 anos no Brasil, a marca é reconhecida pelo seu padrão altíssimo na entrega e relacionamento com o cliente. São mais de 29 pontos de venda distribuídos entre Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Goiania, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória. 

Entre os diferenciais do Outback, está a experiência proporcionada pelos seus cortes únicos de carnes e temperos diferenciados e fortes. Além disso, a política “No Rules”, que dá a liberdade do consumidor customizar seu pedido, também faz sucesso. O cardápio da rede vai de Burgers & Sandwiches à Saladas & Sopas.

Outro ponto positivo da marca é a qualidade do sabor, aparência e textura. Isso ocorre porque há uma padronização no preparo. Em qualquer ponto de venda do Outback, segue-se o mesmo padrão, mantendo a qualidade independente da região que estiver. 

Na pandemia do novo coronavírus, a rede mostrou a importância de padronizar processos. Com as portas fechadas para receber consumidores, a rede investiu em delivery. Mesmo com a nova forma de atender, manteve a qualidade, proporcionando a mesma experiência de sabor, aparência e textura fora do estabelecimento graças à padronização.

Para manter todo o cardápio com a mesma qualidade para todos os clientes, o Outback conta com fornos inteligentes da Engefood em suas cozinhas. 

Eles são capazes de preparar vários alimentos ao mesmo tempo sem interferir na qualidade ou no sabor dos mesmos. Conheça cada um deles:

 

  • Combinado Inteligente: Tecnologia que permite a interação com o operador: basta programar, configurando a cocção, grau de cozimento, coloração e temperatura. Possui 3 climas de cocção: calor seco, calor úmido e combinado. Além disso, proporciona economia de água, energia, gás e óleo. Assa, grelha, frita, gratina e cozinha.
  • Combinado Tecnológico: O forno combinado é o resultado da união de tecnologias: combina calor seco com calor úmido e ainda permite o controle total sobre a temperatura, umidade e ventilação. Também possui 3 climas de cocção e economia de água, energia, gás e óleo. Assa, grelha, gratina e cozinha.
  • Convecção: Possui tecnologia que oferece uniformidade de cocção. Equipamento projetado para otimizar os processos de produção em confeitarias e padarias. É ideal para produtos congelados pois atinge 260ºC em menos de 10 minutos.
  • Convecção com Umidade: Os fornos de convecção com umidade possuem tecnologia de ponta e são ideais para padarias e confeitarias. Permite a programação de 30 receitas e assa pães congelados e crus, com ou sem a inserção de umidade.
  • Alta velocidade: Este equipamento é uma tecnologia de impacto de ar e micro-ondas que pode finalizar, gratinar e aquecer seus alimentos de maneira profissional. Assa 10 vezes mais rápido que um forno de convecção comum. Aquece, tosta, gratina e descongela pequenas porções com extrema rapidez.

 

Confira todos os detalhes ou converse com um consultor Engefood para identificar qual é a melhor solução de padronização para o seu negócio.

 

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