Vender é importante, mas existe um processo complementar que faz toda diferença na Engefood: a pós-venda – o atendimento após a venda de algum produto ou serviço. Afinal de contas, não adianta nada ter os melhores produtos e serviços no portfólio se, após a confirmação da transação, o cliente sentir-se insatisfeito ou com demandas pendentes.
Neste mês, o diretor comercial, Alexandro Romero, e o diretor de gestão e processos, Eduardo Goulart, conversaram em uma webinar sobre esse processo fundamental para a satisfação dos clientes. Confira neste artigo como funciona o processo de pós-venda da Engefood e por que é o grande diferencial da empresa líder do mercado.
A pós-venda da Engefood nasceu com a demanda
Sendo uma das pioneiras ao importar equipamentos inteligentes para o Brasil, a Engefood percebeu a importância do processo pós-venda com a preocupação dos clientes. Segundo Goulart, diretor de gestão e processos da empresa, as pessoas ficavam com medo de não serem atendidas, uma vez que os fornecedores eram internacionais. Dessa forma, o processo nasceu para garantir a qualidade da entregabilidade e, também, suporte.
Como funciona o processo de pós-venda
O processo de pós-venda da Engefood ocorre nas seguintes etapas:
Instalação
- Logo após a emissão da nota fiscal, é enviado automaticamente a planta dos pontos para o e-mail do cliente.
- Cliente retorna à Engefood para agendar a instalação.
- A instalação é agendada.
Visita em Garantia (ou Fora)
- Cliente entra em contato com a Engefood.
- O problema é, se possível, resolvido na primeira visita.
- Tentativa de resolução por e-mail. Caso não houver sucesso, é aberta uma O.S.
Execução em Garantia (ou Fora)
- Execuções programadas com o cliente sempre que necessário ou conforme aprovação do orçamento.
- Agendado em conformidade com o cliente.
Suporte
- Planta de pontos
- Projeto de instalação de infraestrutura baseado nas plantas AUTOCAD fornecidos pelo cliente, solicitados no ato de envio de plantas de pontos após faturamento.
- Lista de peças e acessórios para montagem dessa infraestrutura.
Assistência de qualidade em suporte e peças
Com apoio de técnicos e milhares de peças no estoque, a Engefood garante uma assistência de qualidade para o cliente. Eduardo Goulart conta que a empresa possui mais de 300 profissionais treinados e qualificados para oferecer suporte.
Além disso, complementa o diretor, “temos mais de 25 mil itens em estoque disponível para o mercado de todas as marcas”, facilitando o suporte mais rápido para os credenciados na troca de peças de equipamentos, por exemplo.
Atualmente, o cliente pode acionar a Engefood por meio do telefone, e-mail e WhatsApp.
Novidades no processo de pós-venda
O processo de pós-venda da Engefood ganhará algumas novidades que estão em desenvolvimento. Além de novo portal, o cliente terá acesso a um aplicativo em que poderá solicitar e acompanhar chamados diretamente pelo celular, facilitando o atendimento.
Confira todos os detalhes de como funciona o processo de pós-venda neste webinar.