Depois de um 2020 delicado, entender quais são as tendências para bares e restaurantes em 2021 é fundamental.
Afinal, a pandemia forçou vários negócios a se reinventarem para continuar vendendo em meio à crise. De acordo com estimativas de mercado, a indústria levará um tempo para se recuperar. Sendo assim, o foco neste ano é pensar em estratégias de recuperação para voltar à estabilidade durante o novo normal.
Reunimos neste artigo 7 tendências para bares e restaurantes. Algumas delas estavam surgindo aos poucos, mas a pandemia as deixou em alta para este ano.
Veja abaixo quais são e como aplicar em seu negócio:
1 – Serviço de delivery
Não há como falar de tendências sem citar o delivery. Apesar de apresentar crescimento nos últimos anos, explodiu em 2020 com o fechamento de bares e restaurantes. Em 2021, a tendência tende a ficar ainda mais forte devido a sua praticidade.
Investir em serviço de delivery é uma excelente opção para garantir agilidade e segurança, principalmente para aqueles que não querem se expor ao risco de contaminação. Sem contar que a alternativa aumenta o alcance da sua clientela e oportunidades de negócio.
Na hora de implementar ou aprimorar o serviço de delivery em seu restaurante, preocupe-se com a qualidade da comida (temperatura, sabor e embalagem), dinâmica da entrega e treinamento dos funcionários. Além disso, fique atento à qualidade do atendimento.
2 – Toque de comida caseira e regional
Com as mudanças dos hábitos alimentares, a busca pela comida caseira cresceu em 2020. Um frango bem feito, por exemplo, passou a chamar mais atenção que ingredientes exóticos e caros. Sendo assim, colocar opções caseiras no cardápio é uma boa estratégia para atender a essa demanda que não para de crescer.
Além disso, as pessoas começaram a resgatar os sabores regionais, sendo uma ótima oportunidade de investir em pratos típicos, mirando na cultura de regionalidades.
3 – Alimentos de origem vegetal
Em uma ascensão acelerada nos últimos anos, a busca por alimentos de origem vegetal cresce também nos bares e restaurantes. Essas opções também são conhecidas como plant-based, que imitam alimentos de origem animal no sabor e nutrientes. Sendo assim, colocar opções vegetarianas e veganas no cardápio é uma boa estratégia para atender a um público que só cresce e surfar entre as tendências de 2021.
4 – Cardápio digital
Falando em cardápio, bares e restaurantes tiveram que digitalizar para divulgar os seus pratos. Além de ser prático, é econômico e interativo. Dessa forma, o cliente tem mais autonomia e a cozinha ganha agilidade.
5 – Presença digital
Muitos bares e restaurantes perceberam a importância digital apenas quando fecharam as portas por causa da pandemia. Afinal, o único meio de venda era pela internet.
Em 2021, mais do que nunca, investir nas redes sociais deve ser uma prioridade.
Mesmo sendo um perfil comercial, é possível produzir conteúdo divertido e interessante, além de ser um ponto de contato com o seu cliente.
6 – Aproveitamento integral dos alimentos
Na batalha contra o desperdício, o aproveitamento integral dos alimentos é uma tendência que vem se consolidando ao longo dos anos.
Em 2021, tende a ser mais forte, uma vez que reduzir o desperdício impacta positivamente o meio ambiente e a saúde financeira do negócio.
Por essa razão, todos os processos – da compra dos insumos ao prato do cliente – precisam ser pensados para evitar o desperdício.
7 – Mais agilidade e qualidade
Os clientes estão cada vez mais exigentes: eles querem agilidade e ao mesmo tempo qualidade. Há alguns anos essa combinação era impossível.
Com os equipamentos certos, hoje é possível preparar pratos gostosos e em grande volume, sem perder a qualidade, sabor e textura.
Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada, proporcionando mais produtividade, economia e, principalmente, resultados em momentos tão desafiadores.
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