Conheça 7 tendências para bares e restaurantes em 2021

Conheça 7 tendências para bares e restaurantes em 2021

Depois de um 2020 delicado, entender quais são as tendências para bares e restaurantes em 2021 é fundamental. 

Afinal, a pandemia forçou vários negócios a se reinventarem para continuar vendendo em meio à crise. De acordo com estimativas de mercado, a indústria levará um tempo para se recuperar. Sendo assim, o foco neste ano é pensar em estratégias de recuperação para voltar à estabilidade durante o novo normal.

Reunimos neste artigo 7 tendências para bares e restaurantes. Algumas delas estavam surgindo aos poucos, mas a pandemia as deixou em alta para este ano. 

Veja abaixo quais são e como aplicar em seu negócio:

1 – Serviço de delivery

Não há como falar de tendências sem citar o delivery. Apesar de apresentar crescimento nos últimos anos, explodiu em 2020 com o fechamento de bares e restaurantes. Em 2021, a tendência tende a ficar ainda mais forte devido a sua praticidade.

Investir em serviço de delivery é uma excelente opção para garantir agilidade e segurança, principalmente para aqueles que não querem se expor ao risco de contaminação. Sem contar que a alternativa aumenta o alcance da sua clientela e oportunidades de negócio.

Na hora de implementar ou aprimorar o serviço de delivery em seu restaurante, preocupe-se com a qualidade da comida (temperatura, sabor e embalagem), dinâmica da entrega e treinamento dos funcionários. Além disso, fique atento à qualidade do atendimento.

2 – Toque de comida caseira e regional

Com as mudanças dos hábitos alimentares, a busca pela comida caseira cresceu em 2020. Um frango bem feito, por exemplo, passou a chamar mais atenção que ingredientes exóticos e caros. Sendo assim, colocar opções caseiras no cardápio é uma boa estratégia para atender a essa demanda que não para de crescer.

Além disso, as pessoas começaram a resgatar os sabores regionais, sendo uma ótima oportunidade de investir em pratos típicos, mirando na cultura de regionalidades.

3 – Alimentos de origem vegetal

Em uma ascensão acelerada nos últimos anos, a busca por alimentos de origem vegetal cresce também nos bares e restaurantes. Essas opções também são conhecidas como plant-based, que imitam alimentos de origem animal no sabor e nutrientes. Sendo assim, colocar opções vegetarianas e veganas no cardápio é uma boa estratégia para atender a um público que só cresce e surfar entre as tendências de 2021.

4 – Cardápio digital

Falando em cardápio, bares e restaurantes tiveram que digitalizar para divulgar os seus pratos. Além de ser prático, é econômico e interativo. Dessa forma, o cliente tem mais autonomia e a cozinha ganha agilidade.

5 – Presença digital

Muitos bares e restaurantes perceberam a importância digital apenas quando fecharam as portas por causa da pandemia. Afinal, o único meio de venda era pela internet. 

Em 2021, mais do que nunca, investir nas redes sociais deve ser uma prioridade. 

Mesmo sendo um perfil comercial, é possível produzir conteúdo divertido e interessante, além de ser um ponto de contato com o seu cliente.

6 – Aproveitamento integral dos alimentos

Na batalha contra o desperdício, o aproveitamento integral dos alimentos é uma tendência que vem se consolidando ao longo dos anos. 

Em 2021, tende a ser mais forte, uma vez que reduzir o desperdício impacta positivamente o meio ambiente e a saúde financeira do negócio.

Por essa razão, todos os processos – da compra dos insumos ao prato do cliente – precisam ser pensados para evitar o desperdício.

7 – Mais agilidade e qualidade

Os clientes estão cada vez mais exigentes: eles querem agilidade e ao mesmo tempo qualidade. Há alguns anos essa combinação era impossível. 

Com os equipamentos certos, hoje é possível preparar pratos gostosos e em grande volume, sem perder a qualidade, sabor e textura.

Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada, proporcionando mais produtividade, economia e, principalmente, resultados em momentos tão desafiadores.

Confira as opções de equipamentos tecnológicos da Engefood e descubra como eles ajudarão o seu negócio a ter mais resultados em 2021.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condiçõesEu aceito
Open chat