Panificação: 7 desafios do mercado em meio a crise

Panificação: 7 desafios do mercado em meio a crise

Com tantas mudanças acontecendo no cenário mundial, o mercado de panificação enfrenta desafios para diminuir os custos e aumentar os lucros. Afinal, a pandemia do coronavírus forçou os negócios, sobretudo de alimentação, a se reinventarem.  

Por isso, o empresário inserido neste mercado precisa dar atenção ao cuidado com a rede de colaboradores, com a experiência do cliente e até mesmo investir em novas tecnologias.

Neste artigo, você vai conhecer os 7 desafios que o mercado de panificação enfrenta.

1 – Contar com um mix de produtos

A oferta por mais produtos dentro da panificação é ainda maior. Grandes empresas do mercado vêm investindo em novas linhas de bolos, pães, biscoitos, com receitas criativas e até saudáveis, para atrair novos consumidores e vender mais.

2 – Ficar de olho nas novidades

Com a pandemia do coronavírus, muitas padarias tiveram que se reinventar. Algumas chegaram até investir em delivery. 

Por isso, é importante ficar de olho nas novidades para não ficar atrás da concorrência e aproveitar as tendências. 

O grab and go, que são refeições rápidas, snacks ou lanches prontos, é uma das apostas de empresas no ramo da panificação. 

Há também uma crescente busca por alimentos livres de ingredientes alérgenos – ou seja, sem glúten e lactose. Sem contar a demanda por alimentos mais saudáveis.

3 – Saber fazer investimentos

Em um momento tão delicado na economia brasileira, outro desafio do mercado de panificação é saber fazer investimentos.

Nesse caso, é importante entender a situação financeira do negócio antes de injetar muito dinheiro. 

Além disso, realizar uma pesquisa interna a fim de estruturar a ampliação do negócio.

Buscar consultorias especializadas e opiniões confiáveis de quem entende de gestão de negócios também é uma alternativa.

4 – Reduzir o desperdício

Todo empresário sabe que o desperdício de insumos afeta diretamente a saúde financeira do negócio. Por isso, reduzi-lo continua sendo um desafio.

Nesse caso, trabalhar com planejamento de estoque e identificar o que pode ser reduzido são boas saídas.

Além disso, conscientizar os colaboradores sobre o uso de água, energia e gás é extremamente importante.

5 – Cuidar da experiência do cliente

Com consumidores cada vez mais exigentes, o mercado de panificação precisa se adaptar a esse novo perfil. Investir em produtos sempre frescos e preocupar-se com a qualidade do atendimento são boas estratégias para causar boa impressão.

6 – Contar com profissionais qualificados

Outro desafio das padarias é contar com profissionais qualificados em seu time de colaboradores. Por isso, o ideal é investir em treinamentos, formação, consultorias, acompanhamento profissional e nutricionistas. Dessa forma, o negócio será referência de qualidade e sabor, tendo impacto positivo nas vendas.

7 – Investir em equipamentos de ponta

Os equipamentos de ponta são itens fundamentais para garantir sabor, qualidade e aroma à clientela de uma panificação. O empresário deste mercado precisa investir em novas tecnologias para proporcionar agilidade e novas opções de produtos.

Sendo assim, as soluções da Engefood atendem às necessidades das padarias com os seus fornos combinados. Eles, por exemplo, são capazes de assar, fritar, grelhar, gratinar, aquecer sem ressecar, cozinhar em banho-maria e a vapor.

São funções que permitem criar mix de produtos variados frescos e com muito sabor. Além disso, esses equipamentos garantem a produtividade da equipe, reduzem desperdício (água, energia e gás) e são super fáceis de manusear.

Para que os funcionários explorem ao máximo os benefícios dos fornos combinados, a Engefood oferece treinamentos e consultorias pós-venda. Dessa forma, o empresário fica mais confiante que seu investimento retornará com grandes resultados.

No próprio site Engefood, você consegue realizar um orçamento ou falar diretamente com um consultor para encontrar a melhor solução para o seu negócio.

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