Tecnologia e inovação na central de produção

--><!---->
Tecnologia e inovação na central de produção

O investimento em equipamentos e profissionais é fundamental para o sucesso de um negócio. No entanto, produzir, atender, servir, otimizar o trabalho e criar alternativas em um mesmo ambiente nem sempre é uma tarefa fácil. 

Por isso, a central de produção surge como solução para muitas empresas que querem aumentar a produtividade no setor alimentício.

O que é central de produção?

A central de produção é o local onde tudo acontece: do planejamento ao preparo. 

Os produtos são feitos em um único local e depois são distribuídos para os pontos de vendas, que apenas finalizam os alimentos. 

Na maioria das vezes, o modelo é adotado por algumas empresas para aumentar a produtividade, reduzir custos com mão de obra, acelerar produção com qualidade e ter planejamentos mais assertivos de tudo que será produzido e em qual espaço de tempo.

Esse tipo de modelo está cada vez mais comum no Brasil. Embora o custo inicial de investimento seja relativamente caro, os benefícios são duradouros.

Por exemplo: uma padaria que está presente em um shopping center recebe os produtos da central de produção apenas para finalizar. Se toda produção tivesse que ser feita na unidade, o processo seria mais complexo e custaria mais. Com a central de produção, o ponto de venda tem o seu tamanho reduzido e é usado apenas para a finalização.

Sem contar que a central de produção ajuda no processo de padronização, mantendo a mesma qualidade, sabor e textura dos pratos, independente do local do ponto de venda.

Equipamentos tecnológicos e profissionais especializados

Para adotar uma central de produção, equipamentos tecnológicos e profissionais especializados são necessários, uma vez que são usadas técnicas de planejamento de produção, congelamento e armazenamento.

Nesse caso, são usadas técnicas como cook chill, cook freezer e sous vide. O uso dessas técnicas facilita a conservação de matérias-primas e até o congelamento de produtos prontos, podendo ser finalizados dias ou meses depois.

Quanto aos equipamentos, os fornos, resfriadores/ultracongeladores, processadores, embaladoras e lavadoras de louças são os mais comuns. Para a idealização do projeto de central de produção, profissionais como arquiteto, engenheiro e nutricionistas participam.

O mais recomendado na hora de apostar em uma central de produção é buscando uma consultoria de empresas como a Engefood para entender as necessidades e as soluções ideais para o negócio. Esta ajuda especializada garante mais assertividade no planejamento e implementação desse modelo. Fale com um consultor.

Nesta semana, o gerente comercial da Engefood, Odair Coimbra, e o diretor de operações, Paulo Lima, participaram de um webinar exclusivo em que debateram sobre a tecnologia e inovação na central de produção. Assista à live completa aqui.

Comentários