Quando você pensa em sustentabilidade, qual é a primeira imagem que passa pela sua cabeça?
É muito comum associarmos esse conceito apenas no que diz respeito a conservação de áreas verdes, mas as práticas sustentáveis vão muito além das plantas. Segundo a ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, que também atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”, ou seja, não consumir mais do que preciso.
No caso das cozinhas industriais, por exemplo, podemos trabalhar essa ideia reduzindo o consumo de energia, o desperdício de água, dos alimentos, entre outros recursos naturais.
Entendido isso, como a cadeia fria da cozinha inteligente está ligada à sustentabilidade?
A cadeia fria é o processo de congelamento super rápido através dos ultracongeladores que, além de manter as propriedades e integridade dos alimentos, aumentando sua vida útil, contribui para a redução de custos operacionais, como veremos a seguir.
Um dos maiores benefícios dos ultracongeladores é, com certeza, a conservação dos alimentos, mantendo as características físicas e nutricionais, sem afetar sua qualidade. Com isso, prolongamos a vida útil dos produtos e, consequentemente, evitamos seu desperdício.
Outra vantagem desses equipamentos é a otimização operacional, que afeta diretamente na redução do consumo de energia e água, que combinado com outras soluções da cozinha inteligente, reduz 21% do consumo de água, 60% com despesa de gás, 32% nos gastos com energia elétrica e até 85% do volume do lixo.
Conheça as soluções Engefood
Líder no mercado, a Engefood moderniza cozinhas profissionais com equipamentos ultramodernos garantindo mais eficiência, independência, produtividade, padronização, qualidade e economia.
Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e veja qual é a melhor solução para o seu negócio.