Como manter o alto padrão de higienização contra o Covid-19 com a flexibilização da quarentena

--><!---->
Como manter o alto padrão de higienização contra o Covid-19 com a flexibilização da quarentena

Em vários estados brasileiros, a flexibilização da quarentena é uma realidade. Dessa forma, restaurantes e empreendimentos de gastronomia estão se adaptando às novas regras de funcionamento. Além disso, o padrão de higienização está ainda maior para garantir a segurança dos consumidores e dos funcionários. 

Embora o coronavírus não seja transmitido por meio dos alimentos, ele consegue sobreviver sobre a superfície de objetos, como talheres e louças. Por essa razão, é importante manter o alto padrão de higienização durante a flexibilização, com medidas de higiene pessoal e limpeza intensa durante esse período.

Neste artigo, reunimos todas as dicas para você manter o alto padrão de higienização contra o covid-19 e assegurar a segurança dos clientes e funcionários.

Treine e incentive os funcionários a lavarem as mãos

Uma das sugestões do Ministério da Saúde para evitar a transmissão e contaminação do novo coronavírus é lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Essa prática deve ser incentivada aos funcionários, uma vez que terão contato com utensílios e objetos.

Por isso, treine os seus funcionários a maneira correta de higienizar as mãos, que é esfregando a palma, o dorso, o antebraço e o espaço entre os dedos. 

Para garantir a higienização, é obrigação da empresa disponibilizar o espaço e os produtos, como sabonete e álcool em gel, para os funcionários. Além disso, o ideal é que os funcionários usem papel toalha para secar as mãos.

Mantenha os equipamentos esterilizados

Como mencionado, o coronavírus sobrevive sobre superfícies e objetos. Dessa forma, todos os equipamentos e objetos dentro da cozinha precisam ser esterilizados. 

Os responsáveis pela higienização das louças, por exemplo, devem usar luvas de borracha para não entrar em contato com restos de comida ou saliva.

Para evitar a contaminação, alguns estabelecimentos estão oferecendo talheres embalados em saquinhos plásticos.

Atenção ao uso de luvas e máscaras

Outro ponto importante para manter o alto padrão de higienização em restaurantes e semelhantes é o uso de luvas e máscaras.

Aqueles que realizam atividades específicas e que fazem o pré-preparo devem utilizá-las. As luvas também devem ser utilizadas na produção/montagem de saladas, quibe cru e outros. No atendimento, como orientado pelas autoridades, os funcionários devem usar máscaras e evitar o contato com os clientes.

Em contrapartida, existem algumas exceções quando o assunto é uso de máscaras. Se forem usadas por quem trabalha perto de uma fonte de calor, como churrasqueiro, podem causar um desconforto grande no colaborador.

Crie uma força tarefa de limpeza

Com um padrão de limpeza definido, fica mais fácil delegar funcionários para uma força tarefa de limpeza de utensílios, espaços e equipamentos. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a frequência dessa força tarefa tende a ser maior.

Dê preferência a equipamentos profissionais

Ter equipamentos profissionais na cozinha é mais uma opção para manter o alto padrão de higienização. Isso porque eles contam com tecnologias que garantem a máxima eficiência e segurança alimentar, mantendo o sabor, textura e nutriente dos alimentos.

Líder no mercado, a Engefood possui um grande portfólio de equipamentos profissionais de grandes marcas internacionais com alto padrão de higienização. 

O iCombi Pro, por exemplo, possui função autolimpante, capaz de remover os resíduos em aproximadamente 12 minutos, garantindo o ambiente necessário para novos preparos.

Conheça todos os equipamentos profissionais Engefood e descubra qual é a melhor solução para o seu negócio enfrentar a Covid-19 com eficiência e segurança alimentar.

Comentários